terça-feira, 4 de março de 2014

a cultura e a culturaçao


1.1.         INTRODUCÃO

1.1.1.A cultura: é definido como o conjunto de maneiras de fazer e viver de um determinado grupo, do qual fazem parte vários modos de pensar, sentir, agir, e de se relacionar.
1.1.2.Aculturação: é o processo que resulta do contrato contínuo entre grupos de indivíduos pertencentes a diferentes culturas e a consequente mudança nos padrões culturas de ambos os grupos que decorrem desse contacto ou seja é um fenómeno dinâmico porque a sua realidade esta em constante transformação.
1.2. A cultura
Falando sobre a cultura tem uma dimensão temporal e especial, logo varia consoante as épocas, os momentos histórico e o lugar.
A cultura é transmitida de geração em geração. A nascença de cada indivíduo insere-se num determinado grupo social e adapta os comportamentos desse mesmo grupo. Cada geração transmite uma da cultura e acrescenta elementos novos a cultura vigente.
A cultura possui um carácter a cumulativo obtido por acumulação.
1.2.1. Elementos das culturas
Existem dois tipos dos elementos da cultura que, são:
1-    Elementos matérias: são todos aqueles elementos que se apresenta como forma da matéria, tenham uma distância palpável e são visíveis. Ex: todas as constituições e edificação produzida pela acção humana, as técnicas e instrumentos utilizados pelo grupo, utensílios de uso pessoal e doméstico.
2-    Elementos espirituais ou simbólicos: são todos aqueles elementos que não se apresentam como forma de matéria, não são palpáveis e nem são visíveis. Ex: as crenças, os valores, as normas, as ideias, e os costumes.
Ambos os elementos matérias e espirituais encontram-se inter-ligados e influenciam-se mutuamente dando suporte e significado a cultura de um grupo.
            Os elementos espirituais podem condicionar o comportamento dos indivíduos, pois actuam de forma proibitiva ou restrita. Ex: A religião pode condicionar a dieta alimentar de um ovo, impedindo-o o de comer carne de um certo animal, pois que este animal e considerado um animal sagrado.
Por outro lado os elementos matérias de uma cultura podem condicionar o comportamentos dos indivíduos levando alteração de valores e de praticas sócias. Ex: As alterações introduzidas ao nível da tecnologia levaram a alteração dos métodos de trabalho, das formas de comunicação e dos modos de vida em sociedade.
            Não podemos dizer que existe uma única cultura, mas sim múltiplas culturas. Em cada cultura encontramos elementos diversificados, assim como diversas formas de manifestação cultural.
Este conceito é um elemento característicos de todas as comunidades humanas, Culturas diferentes são resultado das diversas formas de organização e integração das comunidades.   
1º Embora sejam comuns a todos os homens, as necessidades de alimentação, de descanso e de organização social variam de cultura para cultura, pois resultam das respostas encontradas por cada uma delas às necessidades de adaptação ao seu meio.
2º Cada cultura transforma e adquiri a sua especialidade em função dos constrangimentos geográficos e ecológicos com que cada sociedade ou comunidade se depara.
3º Cada sociedade é portadora de uma cultura que a identifica a quem associam os traços culturais gerais específicos. Contudo podemos encontrar grupos restritos portadores de alguns traços culturais próprios e grupos com traços culturas distintos.
No seio de uma cultura dominante de uma cultura dominante de uma sociedade é possível consistirem múltiplas subculturas que não tem causa a cultura de falar, de se vestir, de pensar e de se sentir. 

1.2.2.“Etnocentrismo cultural”
O conhecimento dos padrões culturais e a compreensão da existência da diversidade revela-se importante para evitar que os indivíduos desenvolvem atitudes etnocentrismo face as culturas diferentes das suas.
A atitude etnocêntrica refere a sobre à sobre valorização das características de uma cultura face a outras.
O etnocentrismo cultural conduz a crença de um povo crê que a sua cultura e superior a de outro povo.
Na história encontramos inúmeros exemplos de atitudes etnocêntricas que conduziram a comportamentos discriminatórios e que tiveram como base o racismo e o preconceito social.
O etnocentrismo é a atitude que deve ser desencorajada porque leva muito vezes os indivíduos a cometerem actos de violência extrema contra determinados grupos sócias.
1.3. Aculturação
1.3.1. O dinamismo da cultura
            Os contratos de uma cultura com elementos dos outros culturais ou de pessoas pertencentes as obra culturas, disseminação dos traços e das práticas culturais de um grupo para outro grupo.
Acultura pode evoluir frutos de novas descobertas e invenções ou do avanço do conhecimento numa sociedade.
Na história assistimos inúmeros exemplos de processos de aculturação tais como: a expansão dos povos pelos diferentes continentes conduziu a processos de mudanças cultural e originou contratos entre culturas diferentes. Assistimos, nas várias culturas a aquisição de novos hábitos e costume, novos alimentos, novas práticas culturas, novas ideias, estrangeirismo, etc.
As relações de trocas entre as várias culturas acorreram mudança a níveis económicos, científico, tecnológico e artístico consubstanciaram na aquisição de elementos matérias espirituais ou simbólicos, por uma das culturas.
            Concluindo a cultura é o conjunto de ritos e crenças de um povo, aculturação é a adaptação  da cultura de um povo vizinho por um longo contacto entre povos.


































Sem comentários:

Enviar um comentário